Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Bloqueio  

Achei este jogo com um amigo recente, que se dedica a colecionar e vender brinquedos antigos. Nunca tinha visto. Foi fabricado por uma tal de "Gráfica CBS Ltda" (uma busca pela internet não trouxe resultados...). Pelo estado da caixa e pelo amarelado das regras, parece ter alguma idade.

Em um tabuleiro verde, são colocadas 46 fichas cor de laranja. Os dois adversários posicionam um peão cada um, em uma casa pré-determinada. Cada peão anda tão somente uma casa por vez, sempre para uma casa onde exista uma ficha laranja, em qualquer direção (vertical, horizontal ou diagonal). Ao movimentar-se, o jogador retira a ficha laranja da casa onde o peão estava. Vence quem conseguir bloquear o adversário, não deixando casas para que este movimente seu peão.

Achei a mecânica do jogo bem interessante: um jogos de posicionamento (como o "Go" ou o "jogo da velha") ao contrário. Ao invés de se COLOCAR peças, estas são RETIRADAS. Por outro lado, não deixa de ter um certo parentesco com jogos de "bloqueio" (que original da minha parte...), onde o objetivo é justamente o de "bloquear" (de novo...) a movimentação do adversário, como o "assalto", "raposas e gansos", etc.

O material do jogo é bem simples. Mas já estou pensando em um tabuleiro de madeira, marchetado...
Apenas para ilustrar, deixei as 4 casas centrais sem as fichas.
   
Em Novembro de 2004, para o 3° Encontro da Confraria "D. Alphonso X", o amigo Zampa produziu um tabuleiro de Bloqueio como eu havia imaginado. Mais uma vez, o trabalho de marchetaria foi impecável!

HOME