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Chaturanga  

Cientistas geralmente assumem que Chaturanga, jogado na Índia, no século 7th depois de Cristo ou antes desse período, é a mais velha forma de xadrez. Similar em aparência com o xadrez atual. As regras abaixo são de acordo com Murray e Gollon.

Posição inicial das peças

O jogo é jogado em uma espécie de tabuleiro de xadrez de 8 casas x 8 casas sem cores.

Brancas
Rei e1; Conselheiro d1; Torre a1, h1; Cavalo b1, g1; Elefante c1, f1; Peões a2, b2, c2, d2, e2, f2, g2, h2.

Pretas
Rei d8; Conselheiro e8; Torre a8, h8; Cavalo b8, g8; Elefante c8, f8; Peões a7, b7, c7, d7, e7, f7, g7, h7.

Movimentos das peças

O Rei move como Rei no xadrez tradicional, mas tem o direito de fazer apenas um "movimento de cavalo" durante a partida, desde que ele não tenha sido exposto a cheque antes. Não existe roque.

 



!!
f
!!

O Conselheiro move uma casa na diagonal.


!!

warrior

!!

O Elefante move duas casas na diagonal, mas pode saltar a primeira casa na diagonal que esteja ocupada por outra peça.

O Cavalo move como o Cavalo no xadrez tradicional.

A Torre move como a Torre no xadrez tradicional.

O Peão ou Soldado move e captura como um Peão no xadrez tradicional, mas ele não pode mover-se duas casas no seu primeiro movimento.

Promoção

Os Peões podem promover quando eles chegam na última fileira do tabuleiro, mas somente para o mesmo tipo de peça que estava no início da partida na casa ao qual ele chegou. Exemplo: quando um Peão branco move para a casa b8 , ele é promovido a Cavalo. Porém, a promoção só é possível se o jogador já tenha perdido a peça a ser promovida, então o Peão movendo-se para b8 pode somente promover a Cavalo quando o jogador de peças brancas já tiver perdido um dos seus Cavalos durante a partida. A conseqüência disso é que Peões nunca são promovidos em e1 e d8.

Objetivo

O objetivo do jogo é dar xeque-mate. O jogador que não puder mover suas peças, seu oponente perde o jogo.

 

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