Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Capitão Cook  

Já conhecia este jogo dos meus tempos de criança, feito de plástico e com discos azuis e vermelhos, fabricado pela Estrela. Fiquei feliz em encontra-lo em madeira, muito bem acabado, também da "Origem". Este jogo também tem uma versão em computador, bem difícil de ser vencida.

Conta-se que teria sido inventado pelo Capitão Cook (daí seu óbvio nome...) durante as viagens que este navegador teria realizado no séc. XVIII. "Com regras simples, ele é um desafio à inteligência, à habilidade e à capacidade de observação dos participantes. Ele ensina que ganhar e perder são situações que se alternam a cada instante e que a vitória não vem por acaso: é preciso ter vontade, disciplina, objetividade, esforço e muita descontração. E nunca esquecer da velha e sábia ponderação, que afirma existir uma bonança após as tempestades" (do folheto que acompanha o jogo da "Origem").

Jogo do Capitão Cook da Origem

Suas regras são simples: colocando-se as bolinhas nas canaletas, alternadamente, ganha o jogador que conseguir colocar quatro de suas bolas em seqüência, seja na horizontal, vertical ou diagonal. Trata-se, na verdade, de uma variação tridimensional da família de jogos "três em linha", "quatro em linha" e "cinco em linha", da qual fazem parte, por exemplo, o jogo da velha e o Renju (ver a página do Go e variantes). O jogo do Capitão Cook, também é conhecido como "Coração Valente".

A Estrela, tradicional fabricante de brinquedos, tem o "Lig 4", produzido sob licença da "Milton Bradley International Inc".

Mais um "quatro em linha", este de fabricação do Septimio.

HOME