Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Corrida de Vetores  

Eu conhecia este jogo, apesar de ser mais comum entre o pessoal que frequenta cursos da área de ciências exatas.

Acabei tendo a colaboração do amigo Leandro de Souza Cardoso, que acabou por redigir as regras e permitiu que eu as disponibilizasse no site:

"Para jogar a corrida de vetores você vai precisar de Papel quadriculado, ou um em branco desde que você faça várias linhas verticais e horizontais. A visualização fica um pouco mais difícil, mas se pode jogar perfeitamente. Você pode aproveitar as linhas de folhas de caderno e apenas traçar algumas transversais a estas. Vai precisar de lápis ou caneta, de cores diferentes, para cada jogador, o que ajudará a distinguir os veículos, e de dois a quatro jogadores. É possível jogar sozinho. Mais de quatro jogadores a pista vai ficar meio "congestionada".

Sobre o papel quadriculado desenhe uma pista de corrida, assim mesmo à mão livre, não precisa se preocupar onde ela vai passar, simplesmente desenhe uma pista como se não houvesse quadradinhos na folha. A largura da pista você mesmo jogando vai descobrir o tamanho ideal, mais ou menos uns três quadradinhos, mas faça mais larga de acordo com o número de jogadores. Faça uma linha transversal sobre a pista para ser a linha de largada, e uma seta, fora da pista, indicando a direção.

Para jogar, você deve completar a pista no sentido em que é proposto.

Seu carro se movimenta pelas intersecções de retas, onde as retas se encontram, e não dentro dos quadradinhos. Seu carro pode se locomover para qualquer dos pontos em torno do ponto da sua direção. Para calcular o ponto da sua direção você deve repetir a sua jogada anterior. Isto quer dizer que você se moveria para lá, na mesma direção e velocidade.

Você pode fazer uma pequena alteração do seu curso, um quadrado em qualquer direção, mas você não pode acelerar do nada à velocidade máxima nem quando estiver em alta velocidade poderá fazer parada brusca, nem grandes mudanças de direções, o que imita a física que existe no nosso mundo e que você já está habituado.

- Aqui vou fazer um esclarecimento, apenas para facilitar o entendimento das regras: se bem entendi, o que o Leandro quis dizer é que o "carro" pode acelerar ou desacelerar, mas não "bruscamente". Se ele se movimentou, por exemplo, por dois quadradinhos, seu movimento seguinte só poderá ser de três quadradinhos (acelerando) ou um quadradinho (desacelerando). Não se pode ir de dois para quatro ou de dois para nenhum, pois no mundo "real", não se acelera, por exemplo, de 20km/h para 60km/h, sem se passar por 30km/h, 40km/h e 50km/h. Da mesma forma, estando a 20km/h, não se consegue passar para velocidade zero, sem antes passar por 10km/h, 5km/h, etc.

O seu ponto de chegada, que é o ponto de sua direção ou qualquer dos pontos em volta, deve estar dentro das duas linhas que delineiam a pista. O ponto de direção ou qualquer um dos oito pontos em volta dele podem estar fora da pista desde que o ponto que você escolheu esteja dentro.

Escolhido esse ponto que é pra onde você se moveu, trace uma linha entre o ponto onde seu carro estava e este que é onde ele parou, este é seu trajeto, e assim como seu ponto de chegada deve todo ele passar por entre as duas linhas que demarcam a pista, nem mesmo tocando uma dessas linhas.

Vence quem cruzar a faixa de chegada primeiro depois de uma volta. Se houver mais jogadores eles podem continuar para decidir quem ocupa qual posição ou estabelecer um número de pontos para cada posição, e então correr em varias pistas como um campeonato de automobilismo real para obter um vencedor".

Ao Leandro, meus agradecimentos pela colaboração!

HOME