Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Detetive  

Apesar de eu ter classificado esse jogo como sendo "moderno", sua invenção data de 1944, quando Anthony E. Pratt, teve a idéia original do jogo.

A seguir, ele apresentou o jogo a Waddington´s Games, na Inglaterra, sendo que o então diretor da empresa, Norman Watson, apesar de ver todas as possibilidades do jogo, não teve como colocá-lo imediatamente em produção, em razão da escassez de material ocorrida com o fim da II Guerra.

O jogo só foi lançado em 1949, sendo que o design do tabuleiro foi feito pelo próprio Pratt. Se tornou um sucesso instantâneo, sendo que hoje é comercializado em mais de 40 países. Nos Estados Unidos, é conhecido como "Clue".


No Brasil, é fabricado pela Estrela, desde os anos 80, sob autorização de "Hasbro International, Inc, USA".

Muito interessante, especialmente quando jogado com todos os jogadores possíveis. Os adversários devem descobrir quem matou o Sr. Body, com que arma e em qual aposento de sua mansão. Para tanto, lançam hipóteses e buscam pistas, enquanto percorrem um tabuleiro, conforme o resultado do lançamento de um dado. Uma dica: procure marcar o nome de quem mostrou a pista... isso facilitará em muito os lances futuros.

Eu tive várias "versões" do Detetive. Recentemente comprei mais uma, pois a anterior havia sido "destruída" pela criançada. Pois bem: que decepção. Além da qualidade das cartas e do tabuleiro serem infinitamente inferiores a da versão anterior, fizeram a heresia de substituir as fotografias originais por desenhos. Fiquei decepcionado. Quem tiver o jogo antigo, mantenha-o num cofre, pois o atual é horrível.

Coloco, lado a lado, imagens do antigo e do novo para comparação.

Caixas




Tabuleiros - aqui talvez o único ponto a favor do jogo novo, com um visual até bem bonito...
As armas. Quem teria medo dessas ridículas armas desenhadas?
Outra heresia: trocar a maravilhosa Srta. Rosa, oriental, por essa versão desenhada da Natalie Wood...
E essa Dona Branca? Dá pra acreditar no que fizeram com a coitada?
Cartas de aposentos. Não são mais feitas de papelão, mas de papel. O simples manuseio acabará com as cartas...
Sem comentários...

 


Este é um texto publicado no portal "Terra", aos 16 de janeiro de 2009:

 

"Jogo Detetive completa 60 anos

Claudio R. S. Pucci

Quem matou o Dr. Pessoa? Desde 1949, seu corpo é encontrado em uma mansão vitoriana e a autoria do crime recai sempre sobre os mesmos suspeitos. Criado pelo inglês Anthony Pratt, advogado e palhaço amador, Clue é um dos grandes sucessos entre os jogos de tabuleiros em todo mundo. Para resolver o mistério, o jogador conta com seis personagens, nove cômodos na casa e seis armas diferentes, o que permite 324 soluções possíveis.

Em 1977, o jogo chegou ao Brasil através da Estrela com o nome de Detetive e se tornou parte do imaginário de muitas crianças e adolescentes desde então. O fabricante nacional de brinquedos também lançou algumas versões alternativas como Detetive Mirim, Simpsons (onde é possível matar com uma rosquinha), Turma da Mônica e Bob Esponja.

O ano de 2008 trouxe duas novidades à série. A primeira é o Novo Detetive da Estrela, onde a casa é substituída por uma cidade e agora são 8 personagens e 8 armas. Além disso, a Hasbro, detentora dos direitos do jogo em todo o mundo (assim como do Monopoly e dos Transformers), aportou no Brasil e lançou-o com seu nome e estilo original.

Agora, a empresa americana promete trazer em 2009 o Clue Reinvention, no qual os personagens ganharam um primeiro nome, armas foram modernizadas, a mansão passou por uma reforma e novas regras e cartas adicionadas.

Como todo fã de Detetive/Clue sabe, o melhor é arriscar que o assassino é o Coronel Mostarda, cujo nome é Jack, diga-se de passagem, mesmo porque aquele bigode e monóculo não enganam ninguém."

(http://beleza.terra.com.br/homem/interna/0,,OI3450593-EI7591,00-Jogo+Detetive+completa+anos.html)

PARABÉNS AO "DETETIVE", UM DOS MEUS JOGOS PREDILETOS!!!

 

HOME