Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
DETETIVE  

O amigo EDUARDO BOMFIM, por e-mail, relembra o "Detetive", um divertido jogo para grupos grandes.
Para este jogos, só precisamos de uns poucos pedaços de papel e muita vontade de se divertir.

Ao Eduardo, meu muito obrigado pela colaboração!

 

"Você conhece o jogo de detetive? É legal jogar em grupos bastante numerosos (festas de final de ano, etc.). As pessoas ficam em círculo, observando umas às outras. Sorteiam-se pequenos pedaços de papel com as seguintes inscrições: um com a letra "A" que identifica o papel de assassino; um com a letra "D" que identifica o papel de detetive e os demais com a letra "V" que indica o papel de vítima.

O assassino, dissimulando, deve piscar para as pessoas que ele acha que receberam o papel de vítima. Estas, após receberem a piscadela, disfarçam e anunciam que "morreram" (i.e., "Morri!").

O detetive deve ficar atento a todos para descobrir o assassino (e o assassino deve ficar atento para identificar o detetive e evitar que este "veja" seus crimes). Se descobrir o assassino (e.g., receber uma piscadela, ver uma piscadela), o detetive imediatamente determina: "Preso em nome da lei!". O detetive ganha a rodada e redistribuem-se os papéis. Se o detetive errar (e.g., viu o que pensou ser uma piscadela, mas não era – o assassino ganha). O assassino também ganha se matar todas as vítimas"

 

HOME