Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Halma  

Quando se pensa que se conhece todos os jogos antigos que existem para serem conhecidos, outros aparecem... Deparei-me com a "Gameteca" da "Coleção Educativ". E entre os dez jogos da caixa, encontrei o "Halma.".

Segundo o fabricante, o Halma (que em grego significa "salto" ou "pulo") teria sua origem no ano de 1880 na Europa, tendo se tornado muito popular na Inglaterra e Suécia, sendo que em 1883, surgiu a versão que faria o jogo famoso: o "Xadrez Chinês" (ou "Damas Chinesas"), sendo que neste, o tabuleiro não é losangular, mas uma estrela de seis pontas e pode ser jogado por até seis competidores.

Tabuleiro clássico de Halma, para dois jogadores.

É interessante notar que o nome "Xadrez Chinês" é totalmente incorreto: o jogo não é chinês (já que foi inventado na Europa e só chegou a China através do Japão) e não é "xadrez", já que as peças tem o mesmo valor e movimentam-se de forma mais parecida com o jogo de damas que com o jogo de xadrez.

O objetivo é colocar todas as peças no ângulo oposto ao que se encontravam no início da partida. Para tanto, movem-se as peças de um "buraco" do tabuleiro para outro, podendo "pular" sobre as peças adversárias, sem que estas saiam do jogo.

A "Gameteca" é bem interessante: contém 10 "tabuleiros", pequenos e simples, feitos em madeira, mas com o mérito de apresentar jogos desconhecidos pelas crianças e jovens. A coleção busca apresentar o lado educativo de cada jogo. A iniciativa merece nosso aplausos.

HOME