Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Nyout  

Jogo de origem coreana, onde teria surgido no séc. IX. Alguns autores divergem, afirmando que já existiriam variantes deste jogo, desde o século III.

O Reino da Coréia, teria sido fundado em 1122 antes de Cristo e, nesta época, a Coréia já era altamente civilizada. O Nyout sobreviveu daquela época até os nossos dias.

O jogo exige raciocínio e estratégia, porém (como o gamão, por exemplo) não fica inteiramente livre do fator sorte. É jogado num tabuleiro do tipo "ponto e cruz": o percurso é circular, com uma cruz central que serve de "atalho".

Até hoje é usado para adivinhações, em festas religiosas.

Nyout (ou Niout) seria a representação das batalhas de um general chinês, de nome Hiang You, que no jogo seria o centro do tabuleiro, e estaria cercado por 28 cavaleiros.

Tabuleiro da "Jogos da Terra". Também neste caso, mandei emoldurá-lo em um "pôster". As peças podem ser pequenas pedras e os "dados" tradicionais (os "pam-nyout") podem ser substituídos por moedas

A denominação das peças do jogo, "MAL", que significa "cavalo", corroboraria tal hipótese. Os "dados", em número de 4, são pequenas peças, em forma de meio-cilindro, normalmente de madeira. Foi descrito em ingles, pela primeira vez em 1895, no livro "Games of the Orient" de Stewart Culin.Atualmente joga-se na Coréia, por apostas, em casas públicas.Interessante notar-se que entre os índios norte americanos, praticava-se um jogo muito semelhante, de nome "Owasakut".

Historiadores acreditam que este jogo indígena, seria uma variante ancestral do atual Nyout, que teria sido levada para a América, por tribos asiáticas, em épocas muito remotas, através do então congelado Estreito de Bering.Tabuleiros similares, inscritos em pedras, foram encontrados também nas ruínas ce Chichen Itza, Youcatan, México.

Ver Regras

HOME