Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Quebra Cabeças e Jogos Solitários  

Estes jogos estão na categoria de "passatempos". Na verdade, não se tratam de "jogos" propriamente ditos, na medida em que são diversões solitárias. O jogador tem como adversário a si mesmo. Sua intenção é decifrar um problema que lhe é proposto. Este pode ter somente uma solução, ou múltiplas soluções. No caso do pentaminós, por exemplo, são inúmeras as figuras que podem ser formadas com as 12 peças. O mesmo se dá com o Tangram. Já o resta-um, não tenho idéia se são muitas as soluções possíveis: nunca consegui decifrá-lo...

Quebra Cabeças
Pentaminós
Tangram
Torre de Hanói
Resta Um
Escape
Pentágono
Quebra-Cabeças Chineses

O certo, porém, é que estes passatempos tem a finalidade de desenvolver o raciocínio, especialmente o raciocínio espacial.

DAVID PERKINS em seu livro "A Banheira de Arquimedes" (Ediouro, 2000), propõe 4 operações para a decifração de quebra cabeças e enigmas. No livro, as operações são aplicadas a um enigma em forma de desenho. Mas a meu ver, são aplicáveis a qualquer quebra-cabeças, e ainda a qualquer situação fática com a qual venhamos a nos deparar. São elas:

Perambular Esta operação consiste em explorar amplamente todas as possibilidades, experimentando eventuais soluções possíveis. É também o exame sistemático de todas as possibilidades
Detectar
Essa operação consiste em procurar pistas que apontem na direção da resolução do enigma ou do quebra-cabeças. "Em quebra-cabeças que exigem criatividade, muitas vezes a pista é a ausência de algo que não foi dito, mas poderia ter sido dito"
Reenquadrar Pense. Em determinado momento você pode perceber que está andando em círculos, e não vai conseguir decifrar o enigma. Procure soluções onde você acha que seria inquestionável.
Descentralizar É a operação pela qual nos afastamos de abordagens sedutoras, mas que no fundo, não funcionam.

O livro citado pretende criar no leitor maiores oportunidades de adquirir um pensamento criativo. Mas infinitos são os jogos e quebra-cabeças, muitos eminentemente matemáticos. Vamos ver alguns.

HOME