Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Quebra-Cabeças Matemáticos  

Não sou o mais indicado para falar sobre quebra-cabeças matemáticos. Tanto é verdade que segui a área de humanas. Se soubesse matemática, teria sido engenheiro, programador de computador...

Brincadeiras à parte, os quebra-cabeças matemáticos tem divertido a humanidade desde que esta começou a contar.

Todos os grandes matemáticos, em dado momento, depararam-se com quebra-cabeças, sendo que muitos desses transformaram-se em postulados matemáticos.

Sugiro aos interessados, que leiam o livro "Teorema do Papagaio", de Denis Guedj . Neste livro o autor conta, em forma de um romance policial, a história da matemática e dos matemáticos, desde o antigo Egito até praticamente os dias de hoje. E coloca, muitas vezes, proposições matemáticas como se fossem quebra-cabeças.

Gostaria também de sugerir os livros "Divertimentos Matemáticos", de Martin Gardner, este de cunho mais intelectual e o clássico "O homem que calculava" de Malba Tahan, uma jóia rara da diversão matemática.

Quanto tempo leva um trem, de um quilometro de comprimento para atravessar um túnel de um km de comprimento, andando a 1 km por minuto?

Resposta: dois minutos, pois o trem levara um minuto para entrar no túnel, e outro para percorre-lo inteiramente

Você precisa cozinhar um ovo por dois minutos exatos, mas tem somente uma ampulheta que marca 5 minutos e outra que marca 3 minutos. Como fazer?

Resposta: vire as duas ampulhetas simultaneamente. Quando a ampulheta de três minutos se esgotar, restarão dois minutos exatos na ampulheta de cinco minutos.

Você precisa fazer uma viagem de carro de 18.000km. Os pneus de seu veículo só duram 12.000km. Qual o número mínimo de pneus reservas você precisa levar?

Resposta: você precisa levar dois pneus somente:findo os primeiros seis mil quilômetros, você coloca os dois pneus reservas para rodar. Após doze mil quilômetros, você retira os pneus que não foram substituídos e recoloca os outros dois que já rodaram seis mil quilômetros.

Um tijolo pesa 1 kg mais meio tijolo. Qual o peso do tijolo?

Resposta: o tijolo pesa dois kg. Ora, se ele pesa um kg mais meio tijolo, obviamente meio tijolo pesa um kg. O peso total, portanto é de dois kg.

Como no exemplo, você deve usar todos os recursos matemáticos para fazer com que o resultado da seqüência de números seja sempre "6":
1  1  1 = 6
2+2+2 = 6
3  3  3 = 6
4  4  4 = 6
5  5  5 = 6
6  6  6 = 6
7  7  7 = 6
8  8  8 = 6
9  9  9 = 6

Resposta: Como a maioria dos problemas matemáticos, este não tem somente uma única solução. As que eu proponho são: um sobre zero virgula cinco mais um sobre zero virgula cinco mais um sobre o virgula cinco, igual a seis; três vezes três menos três igual a 6; quatro sobre dois mais quatro sobre dois mais quatro sobre dois igual a seis; cinco dividido por cinco mais cinco igual a seis; seis vezes seis dividido por seis igual a seis ou seis mais seis menos seis igual a seis; sete dividido por sete menos sete igual a seis; oito sobre quatro mais oito sobre quatro mais oito sobre quatro igual a seis; nove sobre seis, mais nove sobre seis mais nove sobre três igual a seis.
Mas insisto que estas não são as únicas respostas possíveis...

HOME