Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Resta Um  

Conhecido como "solitário", é jogado desde a civilização romana, merecendo inclusive uma menção na obra do poeta Ovídio. Diz uma lenda que o jogo na sua forma atual teria sido inventado pelo nobre PELLISON que, encarcerado, passava horas entretido com um tabuleiro do jogo de "raposas e gansos".

O tabuleiro que eu tenho é extremamente interessante: é feito de borracha, sendo que as peças são bolinhas de metal, que são movimentadas com um bastão magnético. Passando-se as bolinhas de um lado para outro, quando se termina de jogar o jogo já está pronto para uma nova partida, na outra metade do tabuleiro.

Mais um tabuleiro do amigo Zampa

Mas já vi inúmeros tabuleiros, de inúmeros materiais, com um de madeira com bolinhas de gude como peças. O tabuleiro ao lado foi feito pelo artesão Zampa, com madeira e com as peças marchetadas.

Nunca consegui atingir o final, deixando somente uma peça. Porém uma tia, já falecida, a "Tia Tita", irmã do meu pai, conseguia resolver o quebra cabeças, com um requinte: a última peça ficava exatamente na posição central do tabuleiro...

Meu tabuleiro, de borracha, com peças de metal

Pois bem. Talvez condoído da minha incompetência em resolver o resta-um, o amigo Anderson Wilson, mandou-me a solução!

O Anderson, que é carioca e analista de sistemas, gentilmente permitiu que eu disponibilizasse a resposta no site. Mas para não ficar muito fácil, "zipei" o trabalho dele. Para saber a resposta, você, incompetente como eu, vai ter baixa-la no seu computador, e descompactá-la para vê-la!

Ao Anderson, um grande abraço e um muito obrigado de todos os incompetentes do mundo dos jogos!

SOLUÇÃO

HOME