Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Rex  

Introdução

REX é uma adaptação do xadrez tradicional ao tabuleiro de formato retangular constituído de 85 casas em formato de hexágono (de preferência), círculo ou retângulo, preenchidos de branco (27), preto (27) e cinza (31). Foi inventado por Arnaldo Rodrigues D'Almeida (brasileiro) em Fevereiro de 1997.

A adaptação consiste em:

  • Aumentar mais 1 Bispo e 7 Peões para cada jogador

  • Definir a posição das peças no início da partida (veja figura ao lado)

  • Movimentos das peças compatíveis com o tabuleiro (veja movimento das peças adiante)

As regras são similares a do xadrez tradicional.

Movimento das Peças

Existem duas direções em que todas as peças podem ser movidas.

Direção Ortogonal: linha reta que cruza ortogonalmente os lados do hexágonos (linha ortogonal). Os movimentos ortogonais são sempre em hexágonos de cores diferentes (setas azuis).

Direção Diagonal: linha reta que cruza os hexágonos pelos cantos (linha diagonal). Os movimentos diagonais são sempre em hexágonos de mesma cor (setas vermelhas). Uma ou duas peças ao lado da linha diagonal não impede da peça realizar o movimento, a peça simplismente passa por cima.

Torre: Pode ser movida em todas as direções ortogonais. (veja a figura abaixo).

Bispo: Pode ser movida em todas as direções diagonais. (veja a figura abaixo).

Rei: Pode ser movida 1 hexágono na direção ortogonal. (veja a figura abaixo).

Peão: Pode ser movida para frente 1 hexágono na direção ortogonal (veja a figura abaixo). No primeiro lance de Peão, exceto para os 5 Peões da primeira fileira de Peões, eles podem ser movidos 2 hexágonos, de uma só vez, em linha reta, desde que esses hexágonos não estejam ocupados por outra peça do jogo.

Cavalo: Pode ser movido 1 hexágono na direção diagonal seguido de 1 hexágono na direção ortogonal, de forma a se afastar o máximo da posição inicial (veja a figura abaixo).

Rainha: Pode ser movido na direção diagonal, como Bispo, ou na direção ortogonal, como Torre. (veja a figura abaixo)



REX tem 6 direções (3 diagonais e 3 ortogonais), 2 mais que o xadrez tradicional (compare as figures acima).

Regras

1- Objetivo do jogo é dar cheque-mate;

2- Todas as peças captura da mesma maneira que elas movem-se;

3- Captura "En passant" são permitidas;

4- Peões são promovidos quando eles chegam na última fileira;

5- Não há roque.

Notação

A notatção é muito similar ao xadrez tradicional. As Coordenadas Cartesiana são formadas pela numeração das fileiras e pela ordenação das letras nas "colunas" (direção diagonal no sentido vertical). Por exemplo, nas duas figuras do tabuleiro REX acima, as peças estão localizadas em: j5(Rainha), g2(Rei), e8(Torre), n6(Cavalo), q3(Bispo), f5(Peão) e b5(Peão).

Estratégias

As estratégias do REX não são muito bem conhecidas. A princípio, as estratégias usadas no xadrez tradicional poderá ser utilizada para esse jogo.

O jogador poderá adotar as estratégias a seguir:

1- Domínio do centro;

2- Controle do espaço;

3- Desenvolvimento das peças;

4- Rei em segurança;

5- Estrutura de Peões;

6- Mobilidade das peças.

Problema

As Brancas jogam e ganham em até 3 lances.

Solução

Link: www.geocities.com/xadrezrex

Visite o site e conheça mais sobre o jogo. Resolva outros problemas, aprenda a montar o seu tabuleiro, finais de partidas com 4 a 5 peças, ...., vale a pena!

Contato: chessrex@bol.com.br

Dê sua opinião, esclareça suas dúvidas, sugira, troque idéias ... entre em contato.

Solução

Existe 2 possibilidades:

1- p4-i6 m7-n6

2- n2-i4 or n2-r4 xeque-mate!

1- p4-i6 m7-j7

2- n2-o5 j7-h7

3- r6-h9 xeque-mate!

Inventor: Arnaldo Rodrigues D'Almeida

Meu pai me ensinou a jogar xadrez aos 5 anos de idade. Na mesma época meus 3 irmãos, de 8, 9 e 10 anos, aprenderam também. Uma a duas vezes por ano meu pai realizava um torneio com os seus 4 filhos. A partir de 8anos de idade, eu fui campeão, sendo que com 10 anos, eu ganhava do meu pai. Com 12 anos eu jogava com o meu vizinho que era engenheiro. Eu ganhava cerca de 4 a 5 partidas em 6. Depois eu entrei para a faculdade e parei de jogar por vários anos (> de 10 anos).

Eu sou engenheiro químico formado pela PUC/RJ (1984) e tenho mestrado em Ciência e Tecnologia em Polímeros pelo Instituto de Macromolécula da UFRJ (1996). Trabalho numa grande empresa na área de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia.

Em Fevereiro de 1997 eu tive a idéia de fazer um jogo de xadrez utilizando hexágonos em vez de quadrados. Tudo foi muito intuitivo. A minha idéia era seguir a concepção do xadrez tradicional. Logo percebi que os hexágonos deveriam ter 3 cores, as quais escolhi branco, preto e cinza, que é a mistura do branco com o preto. Percebi também que por ter 3 cores deveria ter 3 bispos. Eu concebi o tabuleiro com os formatos retangular e hexagonal, optando pelo formato retangular por ser mais próximo do xadrez. Concebi também o movimento das peças para que fosse similar ao xadrez. Joguei muitas partidas com meu amigo Wellington Campos. Além dele há outras pessoas que também gostaram; alguns amigos meus e outros não. Eu publiquei um site sobre o REX (www.geocities.com/xadrezrex) em Abril de 2002. Recebi alguns e-mails, dentre eles, de Gerardo Flores Tabuada (mexicano) elogiando o jogo REX, a qual eu transcrevo a seguir (o original em inglês).

“Very good adaptation of hexes to a rectangular board. His page provides a lot of info on the game, and also many graphic explanations about it. Interesting new rules, such as zig-zag movement”.

“Muito boa adaptação de hexágonos em tabuleiro retangular. Seu site provê muitas informações sobre o jogo, e também muitas figuras explicativas. Interessante regras novas, tais como movimento zig-zag”.

HOME