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Shatranj  

Introdução

Shatranj é a segunda variante de xadrez conhecida. Ele foi intencionalmente desenvolvido baseado na primeira variante de xadrez conhecida, Chaturanga, fazendo poucas pequenas mudanças. O primeiro jogo apareceu na Pérsia por volta do século 7 D.C. e permaneceu imensamente popular no mundo Árabe pelos próximos noves séculos. Shatranj é dito ter suportado jogadores profissionais, livros e problemas de xadrez.

O jogo

O Shatranj é similar ao xadrez tradicional, com os Elefantes substituindo os Bispos e o Generais substituindo as Rainhas. O jogo foi também jogado com os Generais e Reis transpostos como na Chaturanga, ou ainda os Reis e Generais de posição trocadas*.

Brancas
Rei d1; General e1; Torre a1, h1; Cavalo b1, g1; Elefante c1, f1; Peões a2, b2, c2, d2, e2, f2, g2, h2.

Pretas
Rei d8; General e8; Torre a8, h8; Cavalo b8, g8; Elefante c8, f8; Peões a7, b7, c7, d7, e7, f7, g7, h7.

*As posições para o Rei e General podem ser: Rei Branco: e1; General Branco: d1; Rei Preto: e8; General Preto: d8.

Peças


Rei

Move como no xadrez tradicional.


Torre

Move como no xadrez tradicional.


Cavalo

Move como no xadrez tradicional.


Peão

Move como no xadrez tradicional.


General

Move para a primeira casa na diagonal.


Elefante

Salta para a segunda casa na diagonal, nunca ocupando a primeira casa diagonal.

Regras

Historiadores dizem que Shatranj é o imediato precursor do xadrez tradicional. Talvez o caminho mais rápido para aprender Shatranj é entender como ele difere do xadrez tradicional:

  • As casas do tabuleiro são todas da mesma cor.

  • Elefantes substituem os Bispos. (Veja a figura acima.)

  • Generais substituem as Rainhas. (Veja a figura acima.)

  • O Peão não move duas casas no seu lance inicial na partida.

  • Não existe a opção de captura "en passant".

  • Não existe a opção de roque.

  • Peões que chegam a última fileira sempre promovem a Generais.

  • Impedir que as peças do jogador adversário possam se mover conta como uma vitória.

  • Captura de todas as peças adversárias conta como uma vitória, entretanto, o jogador adversário pode empatar o jogo se no lance seguinte o Rei adversário capturar a última peça do seu oponente, ficando no tabuleiro Rei x Rei.

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