Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
TIPITAR  

Em Março de 2009, recebi do amigo virtual CÉLIO MEDEIRO DE ARAÚJO, a descrição do jogo "Tipitar".

Eu não me lembrava mais desse, jogo, mas eu já o conhecia. Certamente joguei quando era criança...

Coloquei a mensagem como eu recebi dele.

Ao Célio, meu muito obrigado!


"Por acaso, fazendo umas pesquisas sobre atividades lúdicas para a minha esposa que estuda pedagogia, encontrei a sua página e fiquei tão maravilhado que resolvi dar a minha pequena contribuição.

Não é exatamente de um jogo, mas uma brlncadeira que conheço como Tipitar e que no meu tempo de juventude brinquei muito com meus irmãos e amigos do bairro em Olinda-Pe, onde passei toda a minha infância. Acredito não ser tão antiga quanto as citadas, mas que é tão divertida quanto os jogos citados.

E a brincadeira é assim: Em um determinado número de pessoas, escolhe-se uma que é afastada enquanto os demais escolhem um verbo sempre no infinitivo. A pessoa selecionada, sem saber qual o verbo escolhido, dirige de modo aleatório perguntas (como você tipita? o que usa para tipitar? onde gosta de tipitar? quais de seus membros usa para tipitar? etc..) a todos os participantes sendo um de cada vez,  utilizando a palavra tipitar figuradamente como se fosse o verbo escolhido.

As respostas não podem ter duplo sentido e têm que ser dadas de modo objetivo para não confundir o selecionado, que através das respostas vai fechando o cerco em torno do verbo escolhido até o momento em que ele  tenha certeza de que o seu prognostico está certo.

O selecionado tem três oportunidades de acerto, caso não consiga definir o verbo escolhido,  a critério dos demais participantes, voltará a ser mais uma vez o selecionado.

Tratá-se de uma brincadeira extremamente inteligente porquanto aguça a nossa criatividade quanto a composição das perguntas, e que para se brincar basta apenas estar com vontade de se divertir fazendo uma boa higiene mental. "

 

HOME