Alfonso X
Jogos Modernos
Jogos de Mesa
Jogos Infantis
Jogos para Grupos
Jogos de Rua
Quebra-Cabeça
Jogos de Tabuleiro
Jogos Diversos
Jogos de Boteco
Jogos Matemáticos


Escritos
Concursos



 
Revista Vida Simples - Edição 53 - Abril de 2006  
Reúna os amigos e redescubra o prazer dos jogos

por Leandro Quintanilha

Houve um Natal em que meu irmão e eu ganhamos uma caixa dourada, a Coleção de Ouro, com 12 jogos de tabuleiro. Ludo, dama, xadrez, gamão – não faltava um clássico do gênero. Era um mundo de dados, pecinhas coloridas, ampulheta e um bocado de regras para aprender. Jogo de mesa é como uma guerra (lembra do Batalha Naval?) – só que de mentirinha. Uma zona segura em que, sem mortos nem feridos, a gente aprende a competir, ganhar e perder. “É uma guerra civilizada”, resume o promotor de Justiça Mauro Alvarenga, fã e estudioso de jogos antigos. O acervo dele, com mais de 500 tabuleiros, deixa minha Coleção de Ouro no chinelo. Mas ele garante que prefere os jogos mais simples e rápidos, como o gamão. Mauro organiza rodadas de jogos entre amigos. Uma versão adulta do que eu fazia com meus primos e vizinhos. “Jogos de mesa e tabuleiro desenvolvem a criatividade, o pensamento estratégico, a concentração – e ainda exercitam a sociabilidade”, diz Maria Ângela Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura, Estudos e Pesquisas do Brincar da PUC-SP. E nem é preciso ter a Coleção de Ouro, pois muitas praças brasileiras têm suas mesinhas com tampos de tabuleiro de dama e xadrez. Um convite democrático a entrar no jogo. Vai passar a vez?


Veja curiosidades e informações históricas sobre jogos antigos e uma lista de lojas virtuais

Conheça algumas curiosidades sobre alguns dos jogos mais populares de todos os tempos.

• O dominó foi trazido ao Brasil no século 16, pelos portugueses. Mas se tornou popular mesmo nas senzalas, entre os escravos.

• No Rio de Janeiro do início do século 20, o futebol de botão era jogado com botões das cuecas e dos uniformes dos garotos. Por isso, chegou a ser proibido nas escolas.

• A origem do nome do jogo de damas pode ser para lá de machista. Teria surgindo na Europa da Idade Média, como uma alternativa feminina ao jogo de xadrez, mais complicado - e praticado apenas por homens.

• Segundo uma lenda indiana, os números do gamão são uma alusão ao tempo: as 24 flechas seriam as horas do dia (cada lado tem 12, como os meses do ano); as 30 peças representam os dias do mês; e os dados são dois - um para o dia, outro para a noite. E os sete dias da semana? A soma dos valores opostos de cada face de um dado.

• Para o poeta romano Terêncio, a sorte nos jogos servia de metáfora contra a idéia de destino: "A vida de um homem é como um jogo de dados - se não consegue a jogada que esperava, pode mostrar sua habilidade tirando o máximo da jogada que conseguiu."

Fonte: Jogos Antigos - www.jogos.antigos.nom.br

Lojas virtuais:

Origem - www.origem.com.br

BrinqMania - www.brinqmania.com.br

Brinquedos Raros - www.brinquedosraros.com.br

Board Games - www.boardgames.com

 

 

HOME